Prefeito Renato Junior e dirigentes do Inpa acordam agenda conjunta para preservação ambiental, infraestrutura e valorização da ciência em Manaus.
O prefeito de Manaus, Renato Junior, recebeu pesquisadores e dirigentes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) na manhã desta quarta-feira, 24/6, na sede da Prefeitura de Manaus, para discutir uma agenda conjunta de projetos voltados à preservação ambiental, infraestrutura urbana, mobilidade e valorização da ciência na capital. Durante o encontro, foram definidos encaminhamentos que serão executados pela Prefeitura em parceria com o instituto.
Recuperação da lagoa
Entre as primeiras medidas está a recuperação ambiental da lagoa existente no campus do Inpa. De acordo com o encontro, a prefeitura vai trabalhar com a Águas de Manaus no desvio do esgoto que atualmente chega ao local e realizar estudos para a dragagem do fundo da lagoa, a fim de reduzir o assoreamento.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Madson Rodrigues, o problema envolve a drenagem urbana e o lançamento de esgoto. “A água da drenagem da rua e o esgoto acabaram danificando a lagoa. Nós vamos recuperar essa área, buscar o desvio desse volume de água e envolver a concessionária para encontrar uma solução definitiva. Também vamos avaliar a necessidade de dragagem do fundo da lagoa”, explicou.
Ainda foi acertada uma reunião técnica entre o Inpa e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para discutir um plano integrado de recuperação e ocupação do espaço.
Ciência na construção da cidade
O prefeito determinou a inclusão do Inpa na concepção do Aquário de Manaus, empreendimento a ser implantado no centro histórico da capital. Conforme Renato Junior, a proposta é reunir pesquisadores, engenheiros e especialistas para que o projeto seja desenvolvido com base no conhecimento científico produzido na Amazônia. “Eu não posso falar de aquário sem falar com cientista. Precisamos colocar quem entende para construir esse projeto”, afirmou.
O diretor do Inpa, Henrique Pereira, destacou que a participação da instituição pode agregar conhecimento reconhecido internacionalmente. “Não podemos falar de aquário sem envolver os pesquisadores do Inpa. Temos especialistas de referência mundial, como o pesquisador Adalberto Val. Associar esse conhecimento dará uma dimensão ainda maior ao projeto”, disse.
Turismo, mobilidade e educação ambiental
No âmbito do turismo e da educação ambiental, foi proposta a criação de uma trilha ecológica imersiva no campus do Inpa, inspirada nas lendas amazônicas, e a implantação de uma praça molhada para ampliar espaços de convivência e educação ambiental.
Na área da mobilidade, a Prefeitura apresentará ao instituto o projeto de alargamento da avenida André Araújo, para avaliar eventuais desapropriações. Outra parceria prevê estudos do Inpa sobre conforto térmico que poderão contribuir para o projeto das novas paradas de ônibus com soluções de conforto climático.
Henrique Pereira afirmou que o Inpa pretende ampliar sua participação nas políticas públicas municipais. “O Inpa tem uma enorme capacidade de contribuir com as necessidades da cidade. Nós produzimos ciência para dialogar com os problemas reais da sociedade, e Manaus têm a oportunidade de transformar esse conhecimento em soluções concretas”, declarou.
Ao final da reunião, o prefeito reforçou que a parceria representa um novo momento de integração entre a gestão municipal e a comunidade científica. “Estou abrindo a porta da prefeitura para quem produz conhecimento. Quero construir uma Manaus cada vez mais sustentável, inovadora e conectada com a ciência”, concluiu.
Texto – Alessandra Taveira/Semcom-Prefeito
Fotos – Carlos Oliveira/Semcom-Prefeito
Assuntos nesse artigo:
#inpa, #manaus, #prefeitura, #recuperacaodalagoa, #lagoa, #aguasdemanaus, #seminf, #madsonrodrigues, #implurb, #aquariodemanaus, #trilhaecologica, #trilhaecologicaimersiva, #avenidaandrearaujo, #mobilidade, #paradasdeonibus, #confortotermico, #henriquepereira, #adalbertoval, #turismo, #educacaoambiental