Governo do Amazonas formaliza convênio e ordem de serviço para continuidade da segunda etapa do Programa Asfalta Amazonas em Autazes, com investimento de R$ 30,3 milhões.
O governador Roberto Cidade assinou, nesta quarta-feira (24/06), novo convênio e ordem de serviço que garantem a continuidade da segunda etapa do Programa Asfalta Amazonas em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus). O investimento total soma R$ 30,3 milhões para recuperação do sistema viário do município, em convênio com a Prefeitura de Autazes.
Detalhes do convênio e das obras
De acordo com o governo do estado, foi formalizado um convênio no valor de R$ 15,3 milhões, além da assinatura de ordem de serviço com investimento previsto de R$ 15,06 milhões. As intervenções em Autazes contemplarão 5,8 quilômetros de vias urbanas e beneficiarão 13 ruas do município.
Os serviços previstos incluem recapeamento asfáltico, administração e mobilização da obra, instalação de canteiro, transporte de equipamentos e insumos, terraplenagem, recuperação de trechos deteriorados e implantação de sinalização viária. O material e a logística serão executados conforme o convênio entre o Estado e a prefeitura.
O governador Roberto Cidade afirmou: “Levar asfalto para o interior é levar mais qualidade de vida e agradeço toda a equipe de governo, porque ninguém faz nada sozinho. Agradeço também pelo empenho do prefeito Thomé Neto, que tem trabalhado para levar melhorias ao seu município. E hoje podemos dizer que o asfalto está chegando, e nós vamos dar todas as condições necessárias para que essa obra possa ser entregue em breve para a população”.
O prefeito Thomé Neto comentou a assinatura e ressaltou a expectativa local: “O povo de Autazes clama e sonha com o sistema viário, porque é o direito de ir e vir das pessoas. E o governador Roberto Cidade, com a sua acessibilidade, está investindo mais de 30 milhões no nosso município. A felicidade é muito grande, porque ver o nosso povo feliz é a nossa maior felicidade”.
Abrangência do programa e investimentos no interior
Desde 2021, o Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), firmou 54 convênios e 16 contratos no âmbito do Programa Asfalta Amazonas, alcançando 43 municípios do interior do estado, além de obras executadas na capital.
Ao todo, estão previstos R$ 1,03 bilhão em investimentos para serviços de pavimentação e recuperação de 1.025,68 quilômetros de vias e ramais em todo o Amazonas. Desse total, R$ 216,2 milhões foram destinados à capital e R$ 818,04 milhões aos municípios do interior.
Na etapa atual do programa, iniciada em 2025 e com continuidade em 2026, estão previstos investimentos de R$ 638,8 milhões para a pavimentação e recuperação de 545,26 quilômetros de vias e ramais nos municípios do interior.
A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais e municipais. Fotos registradas no evento têm crédito de Arthur Castro/Secom. A informação foi divulgada pela Agência Amazonas de Notícias.
Assuntos nesse artigo:
#asfaltaamazonas, #autazes, #robertocidade, #thomeneto, #manaus, #sedurb, #ugpe, #pavimentacao, #recapeamento, #sinalizacao, #investimento, #convenio, #ordemdeservico, #infraestrutura, #mobilidade, #viasurbanas, #interior, #obras, #agenciaamazonas, #ruas