Governo do Amazonas assina ordens de serviço para retomada de obras de pavimentação em três municípios da calha do rio Madeira.
O governador Roberto Cidade assinou nesta segunda-feira (22/06) as ordens de serviço para a retomada das obras de pavimentação em Nova Olinda do Norte, Borba e Humaitá, localizados a 135, 151 e 590 quilômetros de Manaus, respectivamente. A ação integra a segunda etapa do Programa Asfalta Amazonas e conta com investimento superior a R$ 40 milhões.
Agenda e declarações
Participaram da agenda o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Júlio César Langbeck Soares Neto, a coordenadora-executiva da UGPE, Daniella Falabelo Jaime, a prefeita de Nova Olinda do Norte, Professora Araci Cunha, o prefeito de Borba, Toco Santana, e o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo.
O governador destacou a importância dos investimentos para a qualidade de vida e para as oportunidades de crescimento dos municípios da calha do rio Madeira. “Tenho muito compromisso, respeito e amor por Borba e por Nova Olinda do Norte. Vocês sabem do meu carinho, do meu empenho e do meu respeito pela calha do Madeira como um todo. Hoje, estar na condição de governador e poder assinar ordens de serviço como essas é muito gratificante. Tenho certeza de que este será um verão muito proveitoso, pois o asfalto está chegando”, declarou Roberto Cidade.
O prefeito de Borba, Toco Santana, afirmou que a pavimentação é um sonho e informou que as máquinas já estão embarcando para o município. “É um sonho. Agradeço por esse tão sonhado asfalto. As máquinas já estão embarcando para Borba. O povo agradece e vai ficar muito feliz”, disse o prefeito.
Detalhes das obras
Em Nova Olinda do Norte, com investimento total de R$ 10,2 milhões, estão previstas pavimentação, implantação de meio-fio e sarjetas em 38 ruas distribuídas por 12 bairros da sede, além da recuperação do sistema viário da Comunidade Jacarezinho e de ramais da zona rural.
Em Borba, as obras visam à recuperação do sistema viário do município, com 8,92 quilômetros de vias a serem pavimentadas e investimento de R$ 15 milhões.
Em Humaitá, serão executados serviços de pavimentação rígida em concreto, calçadas, meio-fio, dispositivos de drenagem e sinalização viária. O investimento previsto é de R$ 15 milhões para 26 vias urbanas localizadas nos conjuntos Rio Madeira e Uruapiara.
Programa Asfalta Amazonas
Desde 2021, o Governo do Amazonas, por meio da UGPE e da Sedurb, firmou 54 convênios e 16 contratos no âmbito do Programa Asfalta Amazonas, alcançando 43 municípios do interior do estado, além de intervenções na capital.
Ao todo, estão previstos R$ 1,03 bilhão em investimentos para serviços de pavimentação e recuperação de 1.025,68 quilômetros de vias e ramais, com objetivo de fortalecer a infraestrutura viária e promover mobilidade e segurança para a população amazonense.
Na etapa atual do programa, iniciada em 2025 e com continuidade em 2026, estão previstos 545,26 quilômetros de vias e ramais a serem pavimentados ou recuperados nos municípios do interior, com investimento estimado em R$ 638,8 milhões.
Assuntos nesse artigo:
#robertocidade, #asfaltaamazonas, #pavimentacao, #novaolindadonorte, #borba, #humaita, #sedurb, #ugpe, #investimento, #obras, #mobilidade, #calhadomadeira, #jacarezinho, #ramais, #vias, #manaus, #riomadeira, #uruapiara, #convenios, #contratos