Sob a presidência de Roberto Cidade (UB), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na sessão desta quarta-feira (23), o Projeto de Lei nº 324/2025, que reorganiza o quadro permanente de servidores da Casa. A proposta, de autoria da Mesa Diretora, é vista como essencial para o andamento do concurso público que ocorrerá no segundo semestre de 2025, como informou o presidente.
Roberto Cidade destacou que a aprovação do projeto é um passo fundamental para a reestruturação do quadro de servidores da Aleam, permitindo a conclusão dos estudos necessários para o concurso. Ele também garantiu que o cronograma para a realização do concurso está sendo cumprido conforme planejado, com etapas importantes já finalizadas, como os estudos de viabilidade financeira.
O concurso público será realizado em várias fases ao longo de 2025, com o edital sendo lançado em julho, as provas ocorrendo em setembro e outubro, e a homologação do concurso prevista para dezembro.
O PL 324/2025 também trará mudanças na estrutura administrativa da Aleam, com a redução de 14 cargos isolados, passando de 649 para 635 cargos no quadro de servidores efetivos. A reorganização levará em conta aposentadorias e falecimentos de servidores, visando otimizar os recursos humanos da Casa.