O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou sobre os drones avistados no céu de Nova Jersey nas últimas semanas. Durante uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (16/12), o republicano afirmou que o governo e os militares têm informações sobre a situação, mas optam por não compartilhá-las com o público. Trump descreveu o ocorrido como “estranho” e declarou: “O governo sabe o que está acontecendo”. Quando questionado sobre as aeronaves não tripuladas sobrevoando o estado, ele afirmou que as forças armadas dos EUA sabem exatamente de onde os drones estão partindo. “Se for de uma garagem, eles (os militares) podem ir direto lá. Eles sabem de onde os drones vêm e para onde vão.” No entanto, Trump sugeriu que, por algum motivo, as autoridades preferem não revelar essas informações. “Acho que seria melhor se eles dissessem o que é. Nossos militares sabem, e nosso presidente sabe. Por algum motivo, eles querem manter as pessoas na dúvida.”
Na última quinta-feira (12/12), John Kirby, porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, havia afirmado que os drones vistos em Nova Jersey eram “aeronaves operadas legalmente” e que, até aquele momento, não havia indicações de que representassem uma “ameaça à segurança nacional ou à segurança pública”. Ele esclareceu que os drones não eram de origem estrangeira e estavam sendo investigados por diversas agências, incluindo o FBI. “Os órgãos de segurança estão trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais e estaduais para investigar a origem dos drones usando diversos métodos de detecção.”
Na coletiva de segunda-feira, Trump indicou que não acredita que os drones sejam inimigos, já que, caso fossem, o governo e os militares já teriam tomado providências. “Se fossem inimigos, mesmo que estivessem atrasados, eles os teriam destruído.” Ele finalizou afirmando que algo incomum está acontecendo, ressaltando que o governo opta por não informar o público sobre a situação.
A atividade dos drones gerou um fechamento temporário das pistas do Aeroporto Internacional Stewart de Nova York, por cerca de uma hora, na sexta-feira (13).
Trump concluiu dizendo que o governo deveria esclarecer à população o que está acontecendo e mencionou que os drones estão muito próximos de Bedminster, seu campo de golfe. “Talvez eu não passe o fim de semana em Bedminster”, comentou. Quando perguntado se havia recebido relatórios de inteligência sobre os drones, Trump respondeu que não queria discutir o assunto.