Os primeiros 100 dias de atuação do vereador Raiff Matos (PL) na 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM) foram marcados por um ritmo intenso de trabalho parlamentar, com a apresentação de propostas legislativas, requerimentos e ações voltadas à melhoria das condições de vida da população.
Com foco na defesa das famílias, na proteção à infância, na valorização da educação e no enfrentamento de problemas estruturais da cidade, o vereador consolidou sua atuação com números expressivos e iniciativas práticas.
Durante esse período, Raiff Matos protocolou 650 requerimentos solicitando serviços diversos ao Poder Executivo municipal. Cerca de 50% dessas demandas são voltadas à infraestrutura urbana, com foco em drenagem, pavimentação, contenção de encostas, capinação e iluminação pública.
Os requerimentos foram elaborados com base em visitas às comunidades e em denúncias recebidas pelas redes sociais e pelo gabinete parlamentar. O vereador acompanhou in loco a maioria das situações relatadas. Entre os bairros fiscalizados estão Santa Etelvina, Cidade Nova, Colônia Terra Nova, Novo Aleixo, Dom Pedro, Chapada e Flores.
O parlamentar também cobrou, em diversas ocasiões — tanto no plenário da Câmara quanto em suas redes sociais —, mais celeridade da Prefeitura de Manaus para atender às demandas da população.
No plenário, reiterou a necessidade de um plano de contingência para prevenir tragédias em áreas de risco. Segundo o vereador, “o que é importante pode esperar, mas o que é urgente precisa ser feito hoje. A cidade tem demandas que não admitem mais adiamento, principalmente quando colocam vidas em risco”.
Projetos de lei
Na seara legislativa, Raiff Matos protocolou cinco Projetos de Lei (PLs), todos com foco em temas de impacto social. As proposições tratam do combate à violência infantil, da evasão escolar, do vício em jogos de azar e da valorização de símbolos nacionais.
Os projetos apresentados são: o PL 2/2025, que determina a divulgação da Lei Henry Borel, voltada à prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes; o PL 4/2025, que estabelece regras para o uso de bandeiras e símbolos nacionais em prédios públicos municipais; o PL 5/2025, que institui a Semana Municipal de Enfrentamento às Apostas e Jogos de Azar; o PL 26/2025, que proíbe o financiamento público de eventos com apologia ao crime ou ao uso de drogas direcionados ao público infantojuvenil; e o PL 120/2025, que cria a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Evasão Escolar.
Também avançou na tramitação, neste período, o PL 358/2024, de autoria do vereador, que propõe a criação de um programa de segurança alimentar para pessoas com diabetes em situação de vulnerabilidade social. “Nossas propostas são para criação de leis que impactam positivamente na vida das famílias de Manaus”, explicou o vereador.
Indicações
Além dos projetos de lei e requerimentos, o vereador apresentou diversas indicações ao Executivo municipal, entre elas a que propõe a criação da primeira escola cívica da Guarda Civil Metropolitana de Manaus. A proposta busca ampliar o modelo de ensino cívico-militar com base na disciplina, nos valores e na formação cidadã.
“Acredito em uma educação baseada em valores, disciplina e respeito. A escola cívica é uma proposta concreta para formar cidadãos com princípios desde cedo”, disse.
Outra indicação protocolada trata da ampliação da cobertura do exame preventivo de câncer do colo do útero, com o objetivo de facilitar o acesso ao serviço por parte de mulheres residentes em áreas vulneráveis.

Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso
Raiff Matos assumiu a presidência da 20ª Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso (Comdcai) na atual legislatura, com mandato previsto para os dois primeiros anos. A comissão tem como atribuição a fiscalização e o acompanhamento de políticas públicas voltadas a grupos vulneráveis.
O vereador também integra, como membro titular, as comissões de Meio Ambiente e de Turismo e Relações Exteriores, além de atuar como suplente nas comissões de Educação, Saúde, Segurança e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Na primeira reunião da Comdcai, realizada no dia 9, foram analisados dois projetos em tramitação e uma denúncia popular, que será apurada pela comissão. “Vamos nos debruçar sobre essa denúncia, ouvindo todos os envolvidos, a fim de dar uma resposta à sociedade de Manaus — como faremos com todas as denúncias que chegarem até a nossa comissão”, asseverou.
Atuação independente
Com postura de independência política na CMM, o vereador Raiff Matos votou contra a concessão de novos empréstimos à Prefeitura de Manaus, diante da ausência de informações sobre a aplicação dos recursos e da real situação financeira da gestão municipal.
Também assinou o pedido de criação da CPI dos Empréstimos, iniciativa que busca apurar a destinação de recursos oriundos de financiamentos contratados pela Prefeitura. O pedido ainda depende da adesão de mais parlamentares para ser instaurado. Raiff justificou sua posição dizendo que “cobrar transparência é parte do nosso dever como fiscal do povo. A população quer respostas, e o mandato que exerço não é meu, é do povo de Manaus. Por isso, tomei a decisão de apoiar a CPI”.
Apesar da postura crítica, o parlamentar afirmou não integrar a oposição ao prefeito David Almeida. “Tenho maturidade política suficiente para votar segundo a minha consciência — ora a favor, ora contra a base aliada do prefeito. Meu compromisso é, primeiramente, com Deus, com meus eleitores e com o povo de Manaus”, declarou.
Próximos passos
A expectativa para os próximos meses é o avanço dos projetos nas comissões temáticas e a intensificação da agenda de visitas aos bairros para fiscalizar e coletar demandas da população. O gabinete do vereador mantém canais abertos para o recebimento de demandas da população e acompanha a execução dos serviços solicitados junto às secretarias competentes.
“Os números do nosso mandato refletem uma atuação voltada a responder demandas sociais urgentes, especialmente aquelas relacionadas à infraestrutura urbana, educação, segurança pública e proteção das famílias. Vou continuar com a minha missão na política com a responsabilidade e o compromisso que me trouxeram até aqui”, concluiu o vereador.