Criado para combater a insegurança alimentar no Amazonas, o programa Prato Cheio continua fazendo a diferença na vida de quem mais necessita. Em 2024, as 44 unidades em operação na capital e no interior do estado ofereceram cerca de 5 milhões de refeições e sopas.
Sob a gestão da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), o programa se tornou uma referência no combate à fome, servindo como modelo para outros estados do Brasil. O Prato Cheio desempenha um papel crucial na diminuição da fome e na promoção da segurança alimentar de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.
Em Manaus, de janeiro a dezembro, aproximadamente 2,5 milhões de refeições foram distribuídas nas cozinhas e restaurantes populares, fornecendo uma alimentação nutritiva para pessoas em extrema pobreza, de baixa renda, desempregados, em situação de rua e com deficiência.
Nas 26 unidades localizadas no interior do estado, cerca de 2,5 milhões de refeições e sopas também foram oferecidas entre janeiro e dezembro de 2024.
Além disso, o programa desempenha um papel crucial na promoção da saúde e bem-estar da comunidade.
Desde sua implantação, o Prato Cheio tem se tornado um espaço para eventos educativos e informativos sobre saúde, abordando temas importantes como prevenção de doenças, cuidados nutricionais e bem-estar.
Durante o ano, as unidades, tanto na capital quanto no interior, realizaram 162 atividades, incluindo palestras educativas e oficinas de qualificação.
Nas unidades, nutricionistas e assistentes sociais da Seas promovem diversas palestras e atividades, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos usuários e incentivar o autocuidado. A principal meta é assegurar a saúde e o bem-estar da população.