Um homem de 39 anos foi preso em Lábrea, no Amazonas, nesta quinta-feira (1º), acusado de abandono material e intelectual do filho de 8 anos. A ação faz parte da Operação Caminhos Seguros, que combate crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Segundo a delegada Larissa Barreto, da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Lábrea, o pai mantinha o filho em condições de extrema negligência, sem acesso à educação, saúde ou moradia adequada. A criança vivia em uma casa inacabada, sem energia elétrica nem utensílios básicos como fogão ou geladeira, e não frequentava a escola.
A mãe do menino faleceu em julho de 2024. Desde então, ele estava sob os cuidados de uma tia materna em Boca do Acre. No entanto, o pai o retirou da casa alegando que ficaria apenas alguns dias com ele, mas não o devolveu. Desde então, os dois vinham se deslocando por diversas cidades, sem residência fixa.
O homem foi detido na manhã de quinta-feira e a criança será reintegrada à guarda da tia materna, com retorno à escola e acompanhamento psicológico. O acusado responderá por abandono material e intelectual e permanece à disposição da Justiça.