O nível do Rio Negro atingiu 27,92 metros, ultrapassando em 42 centímetros a cota de inundação de 27,5 metros, de acordo com informações do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), divulgadas nesta terça-feira (06). O Sace também apontou que o rio está a 1,08 metros de alcançar a cota de inundação severa, de 29 metros, com 42% de probabilidade de atingir esse nível.
O 2º Alerta de Cheias, emitido na última quarta-feira (30), indicou que os rios Negro, Solimões e Amazonas têm grandes chances de ultrapassar a cota de 29 metros. André Martinelli, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB em Manaus, explicou que, embora a probabilidade de atingirem recordes históricos seja baixa, há uma tendência de que os níveis fiquem próximos ou até superem a cota de inundação severa.
As ações da Superintendência do SGB em Manaus visam fornecer dados atualizados sobre os níveis dos rios e as condições climáticas, a fim de apoiar o planejamento da Defesa Civil e de outros órgãos, com o objetivo de reduzir os impactos da cheia e da seca nos rios do Amazonas.