Manaus (AM) – Viajar para as ilhas caribenhas mais populares ficou ainda mais acessível para quem parte de Manaus. O Aeroporto Internacional de Manaus, administrado pela VINCI Airports, expandiu suas opções de voos, fortalecendo a conexão com destinos turísticos na América do Sul.
Rota Manaus-Bogotá
A rota entre Manaus e Bogotá, iniciada há dois anos, tem impulsionado o turismo e os negócios entre o Brasil e a Colômbia. A partir deste mês, a Gol aumentou a oferta de voos, oferecendo mais opções para viajantes interessados em explorar o Caribe e outros destinos sul-americanos com maior conforto.
O anúncio da ampliação da rota pela companhia aérea brasileira foi feito no início de março, o que animou operadores turísticos locais. Os primeiros voos comerciais entre Manaus e Bogotá começaram em 2023, operados pela Avianca.
Essa conexão com Bogotá facilita o acesso a destinos caribenhos populares, como Cartagena das Índias, San Andrés e Medellín, além de fortalecer o comércio e o turismo no Brasil.
Segundo a Gol, a rota MAO-BOG também proporcionará conexões com destinos da América do Norte e Central, como San José (SJO), Cidade do México (MEX), Miami (MIA), Orlando (MCO) e Nova York via Bogotá, graças aos acordos de codeshare e interline firmados entre a Gol e a Avianca. De Bogotá, os passageiros poderão seguir para o Peru e o Equador.
Os novos voos diretos entre Manaus e Bogotá começam no dia 2 de abril, e as passagens já estão disponíveis no site da companhia e nas agências de viagens. A Gol operará dois voos de ida e volta por semana, às quartas-feiras e domingos, com duração de 2 horas e 50 minutos por voo.
Expansão da conectividade
A ampliação do número de voos internacionais reforça a importância estratégica do aeroporto para o setor aéreo brasileiro. Em 2024, a Gol retomou os voos diretos de Manaus para Miami, nos Estados Unidos, de forma sazonal. Conectando a Amazônia à Europa, a TAP também retomou a rota entre o Aeroporto de Manaus e o de Lisboa, ambos integrados à rede VINCI Airports.
Esse aumento de conectividade contribuiu para o crescimento de 18,2% no fluxo de turistas internacionais ao Amazonas em 2024, segundo pesquisa do Ministério do Turismo (Mtur), da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e da Polícia Federal. O estado recebeu 28,4 mil turistas internacionais no ano passado.