A Softex, responsável pelo Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), uma iniciativa do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA), gerido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), anunciou o lançamento de sete programas para fortalecer a cultura empreendedora e de inovação na região da Amazônia Ocidental, que inclui os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, e também o Amapá.
Os programas estão organizados em quatro eixos estratégicos: Empreendedorismo Inovador, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Aberta, Escala e Internacionalização, e Capacitação Técnica e Formação de Talentos. As iniciativas serão executadas no período de 2024 a 2026, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e tecnológico na região.
“Queremos transformar a Amazônia Ocidental e o Amapá em um polo de inovação e empreendedorismo, valorizando os talentos locais, promovendo a sustentabilidade e impulsionando o desenvolvimento econômico. Precisamos continuar avançando na formação de mão de obra qualificada e despertar a vocação para o empreendedorismo”, afirma Bosco Saraiva, superintendente da Suframa.
O eixo de Empreendedorismo Inovador foca no fortalecimento de startups regionais em diferentes estágios de maturidade. O programa Conecta+ Amazônia visa aumentar a densidade de startups, estimulando a inovação, enquanto o Tech+Amazônia oferece suporte ao desenvolvimento de tecnologias de mercado com a participação da indústria.
No eixo de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Aberta, o programa Amazônia Tech Labs tem como objetivo desenvolver projetos-piloto utilizando tecnologias emergentes, em colaboração com startups, empresas, instituições de ciência e tecnologia (ICTs), aceleradoras e entidades estaduais, atendendo às demandas locais e industriais.