Na noite do último domingo (27), no bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus, um garoto de apenas nove anos salvou sua irmã de um ano após ela se engasgar durante o jantar da família. Benjamin Noah é integrante do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), iniciativa do Governo do Estado realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
A mãe do menino, relatou que ficou impressionada com a atitude do filho ao aplicar corretamente uma técnica de desobstrução que ela mesma desconhecia.
“Ele bateu nas costas dela e fez a manobra certa. Na hora, ela expeliu o pedaço de batata. Foi um alívio enorme, pois eu já tinha tentado várias vezes sem sucesso”, contou Luciane.
O pai, Felipe Araújo, de 31 anos, empresário, destacou a calma e a segurança do filho durante a situação. “Ele demonstrou preparo e não se desesperou. Tomou a iniciativa e conseguiu reverter a situação. Foi um momento de muita emoção e orgulho”, afirmou.
Programa Bombeiro Mirim
Voltado para crianças e adolescentes de 8 a 13 anos, o Programa Bombeiro Mirim busca promover formação cidadã e desenvolver senso crítico entre os participantes. Entre os anos de 2022 e 2024, mais de 3 mil jovens já participaram da iniciativa, que foi reestruturada como uma ação permanente dentro das unidades do CBMAM. O curso tem duração de oito meses, com aulas três vezes por semana (segundas, quartas e sextas), totalizando 288 horas de formação.
Benjamin estuda na unidade do programa sediada no Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA). Ele aplicou corretamente a manobra de Heimlich — técnica ensinada na disciplina de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).
Para a instrutora Hanna Lopes, que há três anos atua no programa, o episódio é a prova de que o trabalho da equipe está gerando resultados concretos. “É extremamente gratificante ver que ele absorveu o conteúdo das aulas e conseguiu colocá-lo em prática em casa. Ele salvou a vida da irmã, e isso mostra que estamos no caminho certo”, destacou a militar.