O governo de Donald Trump divulgou um relatório nesta segunda-feira (31.mar.2025), no qual acusa o Brasil e outros países de imporem barreiras comerciais contra produtos norte-americanos. O documento critica os impostos brasileiros e considera as taxas aplicadas ao etanol, cachaça e produtos eletrônicos como injustas.
O “National Trade Estimate Report on Foreign Trade Barriers”, publicado anualmente pelo USTR (Escritório do Representante Comercial dos EUA), foi divulgado neste ano dois dias antes do “tarifaço” que será anunciado por Trump.
Um trecho do relatório de 397 páginas afirma que o Brasil aplica tarifas elevadas em diversos setores, como automóveis, peças automotivas, tecnologia, eletrônicos, produtos químicos, plásticos, máquinas industriais, aço, têxteis e vestuário. O documento também aponta que as tarifas consolidadas no Brasil costumam ser muito superiores às tarifas efetivas e que os exportadores dos EUA enfrentam incertezas no mercado brasileiro devido às frequentes mudanças nas tarifas pelo governo.