A atendente Léia de Carvalho sofreu uma agressão ao ser atingida no rosto por uma lata de cerveja, arremessada por um cliente após ela informar que não tinha troco disponível. O incidente ocorreu por volta das 5h10 em uma loja de conveniência na comunidade Rio Piorini, na Zona Norte de Manaus, no sábado (3), e foi registrado por câmeras de segurança.
Em entrevista, Léia relatou que o cliente, identificado como José Alexandre, disse que sacaria R$ 50 de um caixa eletrônico do local para pagar uma cerveja. Mesmo avisado sobre a falta de troco, ele deixou o dinheiro no balcão, pegou a bebida e, após consumi-la, voltou ao caixa exigindo o troco, proferindo xingamentos e ofensas.
Segundo Léia, ela sugeriu que o pagamento fosse feito com cartão, mas o homem continuou com as agressões verbais. Após concluir a transação, ele atirou a lata de cerveja em seu rosto sem qualquer justificativa.
Léia afirmou que está profundamente abalada pelo episódio, que considera humilhante, e que precisou recorrer a medicamentos para conseguir dormir. “Isso me afetou muito. Nunca passei por algo assim. No fim, ele ainda ameaçou dizendo que eu veria o que ele faria comigo”, relatou.
A defesa da atendente registrou um Boletim de Ocorrência (BO) contra José Alexandre e também contra a filha dele, que teria ido ao local de trabalho de Léia posteriormente para acusá-la falsamente de roubo. A mulher estaria ainda fazendo perseguições pelas redes sociais e utilizando perfis falsos para ameaçá-la. Um pedido de medida protetiva está sendo preparado.
“O que ela alega é que a senhora Léia tentou roubar o pai dela, o que não condiz com a realidade”, afirmou o advogado Jorge Vicente.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informou que o caso foi registrado como lesão corporal dolosa e injúria no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e transferido para o 26º DIP, que dará continuidade às investigações. A PC-AM não confirmou se José Alexandre está foragido.