Última edição da mobilização esportiva e recreativa da Campanha Junho Violeta reuniu grupos do Programa EnvelheSer60+.
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, na terça-feira (23/06), a última edição da Gincana Violeta na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara – CPM VIII, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus, como parte da Campanha Junho Violeta de combate à violência contra pessoas idosas. O encontro contou com centenas de participantes vinculados ao Programa EnvelheSer60+ e combinou atividades esportivas, recreativas e apresentações culturais.
Participação e organização
De acordo com o coordenador de Projetos da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Edmilson Lima, a presença intensa de idosos das zonas oeste e centro-oeste foi um dos pontos altos do evento. “É maravilhoso ver a quantidade de gente e o envolvimento de todos, a alegria com que se entregam às atividades e até nas torcidas”, afirmou. A ação foi organizada pela Seadpi dentro do projeto Idoso em Movimento, com coordenação da Sejusc.
Grupos, modalidades e dinâmica
A edição final envolveu 15 grupos do projeto EnvelheSer60+ em modalidades como caminhada, atletismo, circuito funcional, chute a gol e jogos de mesa (dominó, dama, cartas). Na parte cultural, houve um show de talentos com dança e outras apresentações artísticas. O grupo Renovação, do bairro Compensa 2, participou de todas as modalidades e teve presença ativa na plateia.
Alcilene Brasil, de 53 anos, que integra o grupo há seis anos, disse que participa desde a primeira edição, em 2023. “Não perco por nada essa gincana. É muito movimentada e divertida. Além de rever conhecidos, a gente sempre faz novas amizades e sai de casa, se movimenta, combate a depressão”, garantiu.
Para o aposentado Francisco Mendes de Souza, de 67 anos, a convivência é essencial. Segundo ele, ao mudar-se para Manaus procurou se integrar a outro grupo e entrou na Associação dos Idosos Girassol, do bairro Santo Antônio. “Não sei e nem quero viver sozinho. Gosto de estar com as pessoas, me divertir, conversar, fazer atividades. O corpo envelhece, mas a alma precisa continuar jovem para a gente aproveitar a vida”, ensinou.
Em 2026, o projeto começou pela zona leste, seguiu pelas zonas sul e norte, e fechou na zona oeste, com mais de 400 pessoas por evento. A iniciativa tem objetivo de promover a interação, o bem-estar físico e mental, e estimular a independência dos idosos.
Assuntos nesse artigo:
#gincanavioleta, #sejusc, #seadpi, #envelheser60plus, #manaus, #compensa, #compensa2, #escolaestadualcoronelpedrocamara, #junhovioleta, #idosos, #atividades, #caminhada, #atletismo, #circuitofuncional, #chuteagol, #domino, #dama, #cartas, #showdetalentos, #renovacao